quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Polinésia Francesa, Huahine - Bora Bora

Logo estávamos em Huahine, dizem que antigamente lá era uma ilha habitada apenas por mulheres e Raiatea, que fica bem a frente era habitada pelos guerreiros maori... Huahine siginifica o sexo da mulher, é uma ilha que exala suavidade, beleza, é muito linda, outro clima, pedalamos por toda a ilha numa bike dupla, muito divertido, muito lindo, vários trechos sem casas, apenas vegetação, muitas flores, passamos uma noite numa pousada massa, bem na areia da praia,  conhecemos um paipai incrível, faz a imaginação ir longe, recriar tudo o que já se passou naquele lugar, uma vista linda, tudo muito lindo, participamos da festa da Bastilha lá, é os polinésios acabaram incorporando essa festa, mas comemoram de forma bem particular com muita música e dança polinésia... teve também o eclipse, é sempre mágico né, procurei me conctar com a força do universo, sentir toda sua engrenagem, sua música... passada uma semana seguimos pra Bora Bora, apenas 10horas de velejada, super tranquilo, bonita demais a entrada, muitos motus, bangalôs para todos os lados...
Em Bora fomos direto pro Yatch Club, reencontramos várias pessoas de novo, a rota dos barcos acabam sendo mais ou menos a mesma... fomos atrás de Pasteur, o treinador da equipe feminina de va'a, facilmente encontramos sua casa, família muito gente boa, conversamos e combinamos de participar do treino, logo no primeiro dia de treino remei mais de 8km, sinistro, numa v6, maior energia, muito bonito, porque o mar de Bora é realmente incrível, sem nenhum exagero o lugar é muito lindo!!! Fiz duas massagens no Yatch Club, maravilha porque é uma forma de fazer o $$ entrar, tornar a viagem mais sustentável, além de eu me sentir muito bem em cada massagem que dou.. eu e Jeff também fizemos massagem em duas das filhas de Pasteur, estavam sentindo dores, pegaram muito pesado no treino, e foi também uma forma de retribuir a eles, jantamos em sua casa, depois Pasteur me deu um colar belíssimo, que ele mesmo fez, todo cheio de conchas, muito lindo, e Jeff ganhou um remo, ficamos muito felizes com nossos presentes..
Também ancoramos no cais bem no centro da cidade, não foi muito agradável, porque era bem movimentado e o mar balançava muito com cada barco que passava, mas paramos ali apenas pra abastecer de água o barco, conhecemos uns russos, pegamos a bike emprestada e demos a volta na ilha, delícia!!!
Depois fomos ancorar do outro lado, onde tem a praia, o melhor lugar que já ancoramos em toda a viagem, muita vibe acordar no meio de mar azul daquele jeito, quanta felicidade.. lá mergulhamos, que emoção, um mega jardim colorido no fundo do mar, quanta beleza e seres diferentes, fiquei sem ar de tanta beleza, e também porque fiquei sem ar mesmo.... foi massa, vários pôr-do-sol lindíssimos, e o vento continuava tocando sua música, desde Huahine...
No dia de meu aniversário, logo pela manhã passamos na canoa tradicional que ancorou próximo, que presente, conhecemos dois polinésios super queridos, muita conversa, várias lições, estão indo pra Xangai, acho que é a embarcação mais roots que já vi, toda de madeira e bamboo, com design tradicional, tem porco, galo e galinha, e muitas frutas e raízes.. o galo é o despertador, a galinha é pra botar ovo, garantir a proteina, e o porco é para jogarem no mar quando não souberem exatamente pra que lado esta a terra, estão velejando sem instrumentos, como faziam seus antepassados, estão indo pra Xangai, em busca de conhecer um povo lá que fala a mesma língua que eles, estão em busca de suas raízes, querem explicar a história das migrações... ganhei várias frutas e raízes, e John e Enoha garantiram que o presente não eram as frutas, a comida, o presente era divino, era o amor de Deus, o simples ato de dar, maravilha!!! Jeff deu um livro que encontramos em Taiohae sobre construção de embarcações das ilhas Austrais, Enoha ficou muito muito feliz, porque ele é das Austrais, e tem um projeto de fazer construir ele mesmo a sua canoa tradicional, sem cabos, a amarração toda de fibra de côco, e disse que quer a gente pra tripulação, mas esse projeto aí é pra lá de 2014, mesmo assim trocamos nossos contatos...
A tarde fomos de novo para o cais do centro da cidade, lá fomos num restaurante ter um jantar de comemoração de meu aniversário, no paraísooo!!! Maravilha, muito feliz!!
No dia seguinte seguimos viagem pra Rarotonga, Cook Island, ainda Polinésia, mas não mais francesa...