quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Zarpe

Já são mais de 2500 milhas percorridas desde que sai de salvador no dia 16 de janeiro, ainda não completou um mês, mas sinto como se tivesse passado pelo menos uns seis meses.... aqui tudo é vivido com muita intensidade.. vou tentar seguir uma ordem cronológica para atualizá-los.
Saimos de Salvador com banda de música tocando. Antes de irmos até a capitania onde o Fraternidade foi recebido pela marinha, e Aleixo recebeu abraços da família, amigos e simpatizantes do projeto, ainda na Bahia Marina, o barco foi invadido por equipes de reportagens, querendo saber um pouco da expectativa dos tripulantes para a viagem, depois de todo alvoroço fomos rumo a capitania, e lá estava um bocado de gente querendo se despedir e a banda da marinha tocando, muito bonita a cena. Tentei perceber o que estava sentindo, mas era tanta adrenalina, tanta novidade, tantos estímulos que me pareceu ter causado um efeito contrário, como se estivesse num estágio meditativo em que simplismente não estivesse sentindo "nada", mente vazia... é assim que comecei essa viagem, criando espaço em meu interior para o novo, novas vivências e aprendizagens!!!
Às 10:30 nos lançamos de vez ao mar, nos distanciando cada vez mais da costa, alguns barcos acompanharam por algum tempo. Passada toda a euforia da despedida, restou a quietude, a tripulação e o mar! A primeira medida foi estabelecer os turnos, o meu ficou de 12h-15h e 0h-3h, ou seja já comecei trabalhando, não foi muito fácil, no início fui conhecer os instrumentos, entender as manobras necessárias para aquele momento o que gerou um certa movimentação, quando esta cessou, o enjôo bateu.. sensação de estar mareada, bocejos e bocejos, vontade de deitar, me entranhar no barco e ir no sobe e desce da maré.... afff Mas logo os céus mandou água, que renovação, todos se puseram a banhar na chuva, muita alegria, parecíamos crianças pulando e abrindo a boca aos céus para beber de sua água.. lavamos a alma!! Os golfinhos também apareceram nessa primeiro dia, para nos felicitar!!!

Nenhum comentário: